quinta-feira, 8 de abril de 2010

Desenvolvimento: [Anos 90 - Parte 1]

Os anos 90 foram marcados pelo rock sujo, pesado e rebelde: o grunge, também conhecido como Seattle Sound ou Som de Seattle, pois teve sua origem na cidade de Seattle.
Construido por bandas de garagem, o grunge do Soundgarden, Alice In Chains, Pearl Jam e outras bandas, tiveram seu brilhante estouro com o álbum "Nevermind", do Nirvana.
A partir daí, o grunge tomou as rádios, as tvs e as casas de shows.
Assim como o Nirvana, outras bandas começaram a assinar contratos milhonários com as gravadoras e a fazer turnês pelo mundo inteiro.
Ou seja, mostrando ao mundo inteiro o movimento grunge. E assim foi.
Os fãs começaram a se espelhar em de seus maiores ídolos: o vocalista do Nirvana, Kurt Cobain.
Eles usavam o visual de Kurt como uma forma de protesto: roupas sujas, de marcas baratas e populares, camisas de flanela, calças jeans sujas e rasgadas, tênis velho e o cabelo despenteado.
Era uma forma de dizer aquele mundo consumista e comercial que nada disso importava, algo meio contraditório, já que as bandas e o movimento grunge começou a ganhar espaço na mídia e com isso ganhando milhões de dólares. Mas isso não os fazia parar.
Junto com isso, em suas letras e atitudes, vinha o desespero, sentimento de inferioridade, ironia, sarcasmo. E com isso veio o pior veneno que 'curava' essa depressão, mesmo que por segundos: as drogas.
Com o uso abusivo de drogas e inconformado pelo sucesso decorrente do Nirvana, Kurt Cobain acaba com um desfecho terrível e massacrante a este conto de fadas as avessas, acabando com o fim do sonho grunge. No dia 5 de abril de 1994, Kurt comete suicido. Após ter injetado uma dose tão grande de heroína, a qual já bastaria para sua morte, ele se mata com um tiro na cabeça.
Os motivos de seu suicídio, Cobain levou com ele. Ficaram as teorias conspiratórias e a obra. Ainda hoje, a complexidade de sua personalidade e de sua história não parou de render estudos em forma de livros e filmes que buscam esclarecer ou, em alguns casos, apenas capitalizar em cima do fenômeno Nirvana.

Até hoje o Nirvana e o grunge mantêm-se vivos nas veias dos fãs e admiradores.
Ainda hoje você pode encontrar um garoto com os cabelos bagunçados e uma camiseta velha do "In Utero" pelas ruas ou até mesmo nos corredores da Galeria do Rock.



Referências Bibliográficas:



Grunge. Disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/Grunge, acessado em 8 de abril de 2010.




Lista de bandas de grunge. Disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_bandas_de_grunge, acessado em 8 de abril de 2010.




Nirvana (banda). Disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/Nirvana_(banda), acessado em 8 de abril de 2010.




Morte de Kurt Cobain faz 15 anos. Disponível em http://musica.ig.com.br/noticias/2009/03/29/morte+de+kurt+cobain+faz+15+anos+veja+o+especial+5131973.html, acessado em 8 de abril de 2010.




MIZIARA, Ana Flávia; COSTA, Marcelo. 100 anos de música: Anos 90. Disponível em http://www.100anosdemusica.com.br/anos90.htm, acessado em 8 de abril de 2010.

0 comentários:

Postar um comentário