domingo, 18 de abril de 2010

Desenvolvimento: [Anos 90 - Parte 2]

Aqui no Brasil, na década de 90, surgiram inumeras bandas que viriam a fazer muito sucesso como as bandas Skank, Pato Fu, Jota Quest e O Rappa, que fazem sucesso até os dias de hoje.



Também surgiu o movimento manguebeat. Com origem em Recife, misturava ritmos brasileiros como maracatu, estilos muito diferentes sendo eles rock, hip hop e música eletrônica, e suas principais bandas eram Nação Zumbi e Mundo Livre S/A.


Mas a banda que mais chamou atenção nesta década foram os Mamonas Assassinas.


Formada por Dinho, Bento, Júlio, Samuel e Sérgio, os guarulhenses escreviam e tocavam de forma humorada e irônica as músicas que brincavam com os estilos musicais como o heavy metal, sertanejo e até mesmo o pagode.


A banda que em uma das apresentações em Guarulhos conheceu o produtor Rick Bonadio, e vieram a gravar um cd através da gravadora EMI.


A partir daí foi uma explosão: começaram a fazer inumeras apresentações em programas de tv, três shows por dia e de repente se tornaram uma febre nacional.


As rádios recebiam milhares de ligações com pedidos das músicas do Mamonas.


Todos adoravam eles: desde crianças a adultos.


Usavam fantasias idênticas as que eles usavam nos palcos; as garotas iam a loucura mesmo com todas as besteiras que eles falavam; em todas as festas, tinha que ter o cd do Mamonas e quando tocava, todos faziam a dança do "vira-vira".


De repente, quando este sonho estava se tornando bem maior que isso, quando estava tomando rumo a uma carreira internacional, eis uma tragédia: na noite de 2 de março de 1996, enquanto eles voltavam de um show de Brasília a São Paulo, para a tomada na turnê internacional, o jatinho que levava a banda chocou-se contra a Serra da Cantareira, matando todos que estavam a bordo.


No dia 4 de março, aconteceu o enterro que teve a presença de mais de 65 mil fãs.


Uma nação que ficou orfã das brincadeiras, das palhaçadas e que, de sorridente, ficou triste subitamente.


Até hoje são lembrados com muito carinho por todos com fãs cantandos as músicas, fazendo as danças e imitações do Dinho e dos outros integrantes.


No ano passado, foi lançado um programa especial feito pela TV Globo, mostrando como foi a tragetória da banda.


Neste ano, será lançado um filme com a história deles.










Referências Bibliográficas






Mamonas Assassinas. Disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/Mamonas_Assassinas, acessado em 18 de abril de 2010.






Rock brasileiro: Anos 90. Disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/Rock_brasileiro, acessado em 18 de abril de 2010.






Mamonas Assassinas: Letras de músicas, músicas e fotos. Disponível em http://vagalume.uol.com.br/mamonas-assassinas/, acessado em 18 de abril de 2010.

0 comentários:

Postar um comentário