segunda-feira, 19 de abril de 2010

A influência da música no comportamento das pessoas

Sobre que estilo musical? Tanto faz, quero e vou falar de musica, boa ou não, é sobre isso que vou falar, espero ajudar quem quiser conhecer coisas, espero levantar discussões sobre coisas que a música proporciona. Falar sobre um álbum, sobre um artista, sobre um DVD, sobre um show, sobre uma trilha sonora, ou seja, falar de onde tem música.

Algumas pessoas não podem viver sem música, afinal elas faz parte da trilha sonora de nossas vidas. Você já imaginou um casamento sem marcha nupcial, ou um carnaval sem a força da bateria, ou ainda um filme sem aquela música romântica na cena do beijo, pois é, não falamos só de música por modismo e sim porque ela nos trás sensações diferentes.

Então nos perguntamos!
Por que você gosta de musica? Por que você canta junto assim que ouve a musica? Por que ir atrás de uma determinada musica que te faz sentir mal? Ou sentir bem?

Porque musica é algo único, é uma linguagem universal que faz com que a gente exponha nossos sentimentos e estão ali guardados e de repente aparece alguém e fala o que pensamos como se nos conhecesse há muito tempo.

A influencia da música no comportamento das pessoas.

A música exerce uma força sobre o ambiente e especialmente sobre o ser humano. Desta forma é possível identificar diversos estilos de música, e desta forma tem como resultado determinados grupos ou estilos urbanos. A música que se executa ou que se toca, deve ser cuidadosamente selecionada, para um lado evitar efeitos negativos e, por outro a fim de promover certo nível de equilíbrio emocional.

Hoje em dia assistimos a um fenômeno que afeta a maioria dos adolescentes: as tribos Urbanas, elas são formadas por adolescentes com muitas características em comum, sendo as principais a sua maneira de se vestir, a música que ouvem e a maneira de agir e pensar. É desta forma que se formam os grupos ou tribos urbanas e com um principal objetivo: diferenciar se da sociedade. Temos como exemplo os Góticos, os Surfistas, Punks, os Emo’s etc. Todos estes grupos divergem entre si, tanto que por vezes são considerados rivais.

Sendo a música um meio bastante importante para a distinção das tribos Urbanas torna se necessário relacionar alguns grupos com a sua música. O estilo Punk onde a música ouvida é considerada mais pesada, com batidas mais fortes e deve ser ouvida bastante alto. Normalmente os Punks tem cabelo em forma de crista, vestem se de cores escuras, sendo o preto a sua cor de eleição, unhas de cor preta e botas pretas. Já no caso do Surfista, encontramos rapazes de calo loiro, o corpo bronzeado, roupas de marcas desportivas, chinelos, e uma prancha de surf por perto. A música ouvida é mais calma e descontraída como, por exemplo, o Reagge.

Mas antes de integrar qualquer grupo a tribo urbana é necessários que os adolescentes identifiquem as suas próprias características, as necessidades os sentimentos, os impulsos e as emoções. É preciso também que trabalhe as suas competências sociais, emocionais, cognitivas e de comunicação para expressar sua formar de pensar, os sentimentos e emoções, para desenvolver a capacidade de negociação e de resolução de conflitos para melhorar sua sociabilidade e tolerância para com a sociedade.

Fonte: Sara Batalha e Mariana Cunha
http://tcsocial.files.wordpress.com/2008/06/music-generation-gap.pdf

Maristela Didiano

2 comentários:

jafba disse...

kkk nao da pra entende nada e awe ????

Unknown disse...

O importante é ter a consciência das nossas prioridades: As letras só influenciam as nossas vidas, quando damos vazão para o que estamos sentindo... se temos propensão para boas ou más inclinações, a música vai influenciar de qualquer forma. Os princípios estão fundamentados naquilo que a gente acredita ( formação social ) - Danielle Guimarães Criscoullo

Postar um comentário