quarta-feira, 19 de maio de 2010

Encontro com Outro

Minha experiência de encontro com o outro acontece todos os dias quando me deparo com situações engraçadas ou que me causam certo estranhamento, essas situações acontecem no transporte coletivo popularmente (ônibus), essa minha rotina de sair do trabalho e pegar o ônibus aos olhos dos outros pode ser algo normal mais aos meus olhos não. Outro dia eu estava indo para a faculdade quando entrei naquele ônibus lotado, e me deparei com um garoto de mais ou menos 16 anos pegando o celular do bolso de uma moça, assisti aquela cena: e me perguntei por que eu não aviso a moça que está sendo roubada, conclui então que fiquei tão chocada com a cena que não tive qualquer reação. Assisti uma outra situação em que eu estava indo embora para casa era mais ou menos 23:15 quando meu ônibus passou no ponto, eu entrei e bem atrás de mim uma moça que deveria ter uns 22 anos ela era baixa e morena, derrepente ela começou a questionar o motorista o porque ele havia demorado para passar, o motorista por sua vez explicou que naquela linha havia quebrado um ônibus, mesmo o coitado do motorista ter explicado a situação a moça desembestou a xingar e insultar com palavrões o motorista e de quebra o cobrador, aquilo me fez ver como apesar da vida das pessoas parecerem tão iguais as pessoas tem maneiras e culturas próprias aquele fato me fez ver que eu jamais ofenderia uma outra pessoa por algo que ela não fez, mais já essa moça tem a cultura e/ou costume de agir desta maneira. Se pararmos para pensar todas as pessoas constroem uma cultura própria, dentro do seu meio de convivência, seja no trabalho em suas casa,ou entre seus amigos, nos comportamos ou tentamos nos comportar de maneira que nos encaixe aquela cultura ou modo de vida, mesmo com essas tentativas diárias essas mudanças nos traz estranhamento e até ouso dizer uma rejeição.
Mais de todas essas diferenças entre pessoas e culturas e apesar do estranhamento, deveríamos observar mais nossa rotina e as pessoas que ocupam ela, desta maneira podemos absorver novas vivencias e experiências.

Maristela Didiano

3 comentários:

Suzana disse...

Maristela,
Obrigada por ter feito o exercício. E ter se proposto a pensar em seu cotidiano. Pois é, o outro está alí, do nosso lado. è a pessoa que age diferente de nós e que é difícil suportar. Entretanto, muitos dos comportamentos desse outro, não devem ser tolerados, quando prejudicam outras pessoas como foi o caso do menino que roubou o celular da bolsa da moça. É evidente que entendo seu comportamento, e não sei se o meu seria diferente. Entenda, não estou aqui julgando sua atitude. Mas queria pensar como poderíamos agir, para que tal atitude não anule nossa presença no mundo, entende?
Espero que sim. Bjs, grandes.

Maristela Didiano disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Maristela Didiano disse...

Olá professoa obrigada por sua resposta. Concordo que naquele momento apaguei minha presença no mundo, mais o fato é que não tive reação,mais depois de ler essa frase fiz uma breve reflexão sobre aquele momento, e percebi que talvés poderia ter mudado aquela cena.Naquele momento poderia ter agido de várias maneiras como avisar a vitima, ou falar para outras pessoas. Mais neste caso não poderia prever a reação do assaltante talvés por isso eu tenha me paralizado diante da situação.
Obriga
Beijos... Mari...

Postar um comentário